Fenômeno de Raynaud: sintomas, causas e tratamento | Reumatologia (2023)

O que é fenômeno de Raynaud?

O fenômeno de Raynaud (FR) é uma resposta vascular exagerada ao frio ou ao estresse caracterizada pela alteração da coloração de determinada parte do corpo. Apesar de ocorrer mais frequentemente nos dedos das mãos e pés, também pode ocorrer nos lábios, nariz, lobos das orelhas e mamilos.

Este fenômeno é caracterizado por espasmos episódicos, chamados de vasosespasmos, que fazem com que os pequenos vasos das mãos e pés se contraiam (fechem ou apertem). Geralmente ocorre em resposta a uma temperatura extrema (fria) ou estresse físico (por exemplo, determinadas atividades ou trabalhos). Esse espasmo leva a uma redução da circulação dos dedos, levando a alteração de sua cor. Esta alteração da cor tipicamente é manifestada em três fases, a palidez (dedos brancos), cianose (dedos azuis) e hiperemia (dedos vermelhos).

Fenômeno de Raynaud: sintomas, causas e tratamento | Reumatologia (1)

O FR é pode ser dividido em primário ou secundário. É primário quando ocorre isoladamente e secundário quando está associado a alguma doença ou condição.

– Fenômeno de Raynaud Primário

Também chamado de doença de Raynaud, o fenômeno de Raynaud primário é o mais comum e causa sintomas mais leves. Uma pessoa que tem o diagnóstico de Raynaud primário não outro problema médico associado responsável pelos sintomas. A maioria dos casos de fenômeno de Raynaud primário (cerca de 75%) ocorrem em mulheres entre 15 e 40 anos.

– Fenômeno de Raynaud Secundário

Menos comum que a forma primária, o fenômeno de Raynaud secundário costuma ter um comprometimento mais grave. É causado por uma doença ou condição subjacente. É bastante comum em pessoas com doenças do tecido conjuntivo. Algumas dessas doenças diminuem a circulação sanguínea para os dedos das mãos e dos pés, fazendo com que as paredes dos vasos sanguíneos fiquem mais grossas.. Consequentemente, faz com que os vasos se contraiam com maior facilidade. O fenômeno de Raynaud acontece em cerca de um terço dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (lúpus) e em aproximadamente 85 a 95 por cento dos pacientes com esclerose sistêmica. Também pode ocorrer em quem têm outras doenças do tecido conjuntivo, como síndrome de Sjögren, dermatomiosite e polimiosite.

Em quem ocorre o fenômeno de Raynaud?

A prevalência do FR varia entre 5 a 17% dependendo da população estudada. O FR primário ocorre mais frequentemente em mulheres do que em homens, não tem predileção por raça, a idade de maior acometimento é entre 20 e 30 anos e geralmente existe história na família. Já o FR secundário apresenta sua epidemiologia de acordo com a doença de base.

Quais as causas do Fenômeno de Raynaud?

A causa específica do FR primário continua desconhecida. Mas sabe-se que é decorrente da exposição ao frio ou estresse emocional.

(Video) Fenômeno de Raynaud: Dr. Salvador Amato

Em condições normais, quando uma pessoa entra em contato com frio, a resposta de seu corpo é diminuir a perda de calor. O corpo faz com que os vasos sanguíneos, que controlam a circulação sanguínea da superfície da pele, movam o sangue das artérias superficiais para as veias mais profundas do corpo.

No entanto, para quem tem FR, essa resposta normal do corpo é intensificada pelas contrações dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue aos dedos das mãos e dos pés. Isso faz com que as artérias dos dedos das mãos e dos pés se contraiam intensamente. O resultado é uma grande diminuição do fluxo de sangue para as áreas do corpo afetadas, causando a alteração da cor da pele.

Já as causas para o FR secundário podem ser divididas em diversas categorias como:

Ocupacional: Uso de ferramentes vibratórias como martelos pneumáticos e lixadeiras, exposição ao policloreto de vinila

– Desordens autoimunes: Esclerose sistêmica, LES, doença mista do tecido conjuntivo (DMTC), artrite reumatoide, síndrome de Sjogren, polimiosite e dermatomiosite

– Infecciosa: Hepatite B, hepatite C, infecção pelo micoplasma

– Hematológica: Hemoglobinúria paroxística noturna, policitemia

– Neoplásica: Linfoma, leucemia, mieloma múltiplo, adenocarcinoma de pulmão

– Endocrinológica/Metabólica: Acromegalia, diabetes mellitus, feocromocitoma, doenças da tireóide

(Video) Fênomeno de Raynaud - O que eu preciso saber

– Medicamentos: Contraceptivos orais, bromocriptina, ciclosporina e alguns antineoplásicos

Outros: Síndrome do túnel do carpo

Apesar do fenômeno de Raynaud secundário estar relacionado com diversas doenças autoimunes, a associação mais comum é com a esclerose sistêmica (90% dos pacientes) e doença mista do tecido conjuntivo (85% dos pacientes).

Quais os sintomas do fenômeno de Raynaud?

O fenômeno de Raynaud ocorre mais frequentemente nas mãos, mas os ataques podem acometer os dedos dos pés e outras partes do corpo. O episódio típico é caracterizado pelo início súbito de dedos frios em associação com alteração da cor bem demarcada, sendo inicialmente a fase de palidez a primeira a ocorrer, seguida pela cianose (coloração azulada dos dedos). Estas duas primeiras fases são decorrentes da diminuição da perfusão (circulação sanguínea ) dos dedos. Posteriormente ocorre fase da hiperemia (dedos vermelhos) em que há a volta da circulação dos dedos. As três fases ocorrem em 2/3 dos pacientes, mas formas incompletas também podem acontecer (apenas duas cores).

Fenômeno de Raynaud: sintomas, causas e tratamento | Reumatologia (2) Fenômeno de Raynaud: sintomas, causas e tratamento | Reumatologia (3)

Os sintomas de formigamento, amortecimento, agulhadas e dor são frequentes e decorrentes da redução do fluxo sanguíneo no local acometido.

Como é feito o diagnóstico do fenômeno de Raynaud?

O diagnóstico do fenômeno de Raynaud é baseado essencialmente na história clínica e nos achados do exame físico. Os exames complementares devem ser solicitados àqueles pacientes em que haja a possibilidade de apresentar uma doença como causa do FR.

Exames laboratoriais específicos para as doenças descritas acimas devem ser coletados na suspeita diagnóstica. NA suspeita de doenças autoimunes deve ser solicitados hemograma, prova de atividade inflamatória, FAN, fator reumatoide, complemento, parcial de urina e outros.

A capilaroscopia periungueal é um exame que fornece bastante dados, principalmente para doenças autoimunes reumatológicas como a esclerose sistêmica. O exame é normal no FR primário.

(Video) Fenômeno de Raynaud (ou Síndrome de Raynaud): O que é?

E afinal, o que é o exame de capilaroscopia periungueal?

A capilaroscopia periungueal é um exame em que médico coloca uma gota de óleo na na pele da base da unha. O médico então examinará esta região (periungueal) através de um microscópio ou um oftalmoscópio de mão para procurar anormalidades dos capilares (pequenos vasos). Se esses capilares estiverem aumentados ou anormais, isso pode indicar que o paciente tem uma doença do tecido conjuntivo (por exemplo, lúpus, esclerose sistêmica, polimiosite. etc).

Quando suspeitar de fenômeno de Raynaud secundário?

Algumas pistas clínicas sugerem a presença de FR secundário:

– Início tardio (> 40 anos)

– Ataques assimétricos

– Sintomas prolongados e persistentes

– Presença de úlceras ou cicatrizes

– Presença de sintomas sistêmicos

– Exames laboratoriais alterados

– Alteração na capilaroscopia

(Video) Síndrome de Raynaud: doença que atinge pés e mão no frio

Qual o tratamento do fenômeno de Raynaud?

O tratamento é baseado em medidas não medicamentosas e medicamentosas.

Tratamento sem medicamento

Lembre-se que o episódio de Raynaud nunca deve ser ignorado. Ao tomar as medidas adequadas e rápidas, a duração e a gravidade do ataque geralmente diminuem. A primeira e mais importante ação é aquecer as mãos e os pés. Mantenha sempre o corpo aquecido com as extremidades protegidas do frio (mõas, pés, orelhas e pescoço) e evite exposição a lugares frios. Mergulhar as mãos e pés em uma bacia de agua morna ou quente também ajudará. No caso de estresse, aprender técnicas de relaxamento, com certeza ajudará a reduzir o tempo e gravidade de um ataque.

– Mantenha-se aquecido

Além de manter aquecidos mãos e pés, saiba que é muito importante também evitar o resfriamento de qualquer parte do corpo. Por isso, preste sempre atenção à maneira como você se veste. São recomendados o uso de meias grossas, luvas ou minetes, chapéus ou toucas e xales ou cachecóis . Lembre-se também que grande quantidade de calor corporal é perdida através do couro cabeludo e região cervical, por isso, é importante proteger essas regiões.

– Mantenha os pés e as mãos secos e quentes

O uso de bolsas térmicas ou luvas e pantufas térmicas podem fornecer proteção adicional durante longos períodos de frio. Outras sugestões incluem:

  • Evite colocar as mãos em água fria
  • Evite tocar em metais frios
  • Evite quartos com ar condicionado ou locais muito frios como áreas de congelados em mercados

– Pratique bons cuidados com a pele

Aplique hidratante ou creme nas mãos, especialmente depois de lavar as mãos para evitar ressecamento e rachaduras

– Pare de fumar

A nicotina faz com que a temperatura da pele caia, o que pode levar a um crise de vasoespasmo.

– Cuidado com alguns medicamentos

Evite medicamentos como descongestionantes nasais, anfetamina, ergotamina, clonidina, entre outros, pois podem desencadear crises.

Tratamento com medicamento

O tratamento medicamentoso vai depender da gravidade do FR e da causa da doença de base, quando esta existir. Os bloqueadores do canal de cálcio (nifedipina, anlodipina e diltiazen) são a classe de medicamentos mais amplamente utilizada. Outros medicamentos que já foram estudados e são empregados no tratamento do FR são a nitroglicerina tópica, análogos da prostaglandina (iloprost), inibidor seletivo da receptação de serotonina (ex. fluoxetina), inibidores da fosfodiesterase (sildenafil, tadalafil), antagonistas da angiotensina II (ex. losartana).

Todas as informações acima não substituem a consulta médica com um especialista.

(Video) FENÔMENO DE RAYNAUD - Dr. Prof. Nelson Marques

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes. Agende sua consulta agora mesmo: 41.3076-3054 ou whatsapp

FAQs

O que pode causar doença de Raynaud? ›

Entre 60% e 90% dos casos de síndrome de Raynaud primária ocorrem em mulheres com idade entre 15 e 40 anos. , em especial a exposição ao frio ou uma emoção forte, pode levar à contração das artérias e, desse modo, desencadear a síndrome de Raynaud primária.

Como aliviar os sintomas da síndrome de Raynaud? ›

Como é feito o tratamento

O fenômeno de Raynaud normalmente não necessita de tratamento específico, sendo apenas recomendado, na maioria dos casos, que a região seja aquecida para que a circulação seja ativada e restabelecida.

Qual exame detecta Raynaud? ›

Um teste especial é a capilaroscopia periungueal, onde o médico coloca uma gota de óleo nas unhas dos pacientes, para melhor observar os capilares da base das unhas. O médico então examina esta área sob um microscópio para procurar alterações capilares.

Quais os perigos da síndrome de Renault? ›

A síndrome de Raynaud secundária à doença do tecido conjuntivo pode progredir para gangrena dolorosa dos dedos; a síndrome de Raynaud secundária à esclerodermia tende a causar úlceras infectadas e extremamente dolorosas nas extremidades dos dedos. As pontas de múltiplos dedos são cianóticas.

Qual o médico que cuida de Síndrome de Raynaud? ›

A doença de Raynaud geralmente é encaminhada ao Angiologista ou Cirurgião Vascular.

Quais os cuidados a ser orientado a pacientes com o fenômeno de Raynaud? ›

O mais importante no tratamento do fenômeno de Raynaud é evitar a exposição ao frio. Várias mudanças de estilo de vida podem reduzir a frequência de episódios e o bloqueador de canal de cálcio pode ser usado, se os sintomas forem muito graves.

Quem tem fenômeno de Raynaud? ›

Resumos. O fenômeno de Raynaud (FRy) caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio.

O que é o fenômeno de Raynaud e como pode ser classificado? ›

O fenômeno de Raynaud (FR) é uma resposta vascular exagerada à temperatura fria ou ao estresse emocional que cursa com alteração da cor da pele dos dedos de mãos e/ou pés. Considera-se que a vasoconstrição anormal das artérias digitais e das arteríolas cutâneas ocorra devido a um defeito local nas respostas vasculares.

Quem tem síndrome de Raynaud pode fazer cirurgia? ›

O objetivo do tratamento é portanto evitar o frio e, como eu disse que era relacionado ao estresse, tem que fazer uma ajuda psicológica ou psiquiátrica. Para o Fenômeno de Raynaud secundário, além desses tratamentos, nós muitas vezes necessitamos fazer uso de vasodilatadores e a cirurgia raramente pode acontecer.

Qual agente ambiental causa síndrome de Raynaud? ›

O fenômeno de Raynaud é uma condição em que se observa uma resposta exagerada ao frio. Esse fenômeno, descrito em 1862, explica uma série de alterações que ocorrem após a exposição a baixas temperaturas ou a uma situação de estresse.

Como tratar Renault? ›

De modo geral, o tratamento da doença de Raynaud, caso o paciente tenha se exposto ao frio, é o de buscar aquecer as mãos e manter elas quentinhas, com luvas, por exemplo, para aliviar o desconforto. Alguns pacientes podem fazer o uso de medicamentos, a depender das causas da doença de Raynaud.

O que é Renault reumatismo? ›

O fenômeno de Raynaud é a mudança de coloração da pele das extremidades, especialmente mãos e pés, podendo apresentar palidez, cianose (arroxeamento) e hiperemia (avermelhamento), induzida pelo frio.

O que é síndrome de Sharp? ›

Síndrome de Sharp

A doença mista do tecido conjuntivo (MCTD) é uma doença rara do tecido conjuntivo que combina características do lúpus eritematoso sistémico (SLE), esclerose sistémica (SSc), polimiosite (PM) (ver estes termos) e/ou artrite reumatóide (RA).

Por que os dedos ficam roxos? ›

Ocorre devido ao exagero na resposta do organismo à temperatura fria. Os sintomas da Síndrome são ocasionados pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que tem como resultado a diminuição do fluxo sanguíneo para a pele. O arroxeamento é causado pela redução da oxigenação nas pequenas veias e artérias.

Como tratar síndrome de Raynaud na mama? ›

O tratamento inicial baseia-se em medidas não farmacológicas:
  1. Calor: compressas quentes após amamentar ou sempre que a mãe tem dor.
  2. Massagem nas mamas.
  3. Alongamento do músculo peitoral.
  4. Aquecer os mamilos.
  5. Evitar exposição ao frio e o consumo de cafeína e medicamentos vasoconstritores.
9 Feb 2021

O que é a esclerose sistêmica? ›

A esclerose sistêmica (ES) é uma doença heterogênea e rara do tecido conectivo, que afeta pele, vasos sanguíneos, coração, pulmões, rins, trato gastrointestinal e o sistema musculoesquelético1,2. É mais comum em mulheres, com diagnóstico em geral entre os 30 e 50 anos de idade3,4.

Quais são os sintomas da esclerose sistêmica? ›

Os principais sintomas da esclerose sistêmica são:
  • Dor nas articulações;
  • Dificuldade para andar e se movimentar;
  • Placas vermelhas na pele;
  • Placas brancas, endurecidas, com as bordas roxas;
  • Manchas muito escuras e muito claras na pele;
  • Espessamento e rigidez da pele;
  • Inchaço constante dos dedos e das mãos;

Quando sua mão começa a ficar roxa e o quê? ›

"São hematomas causadas pelo extravasamento sanguíneo. Com o processo de envelhecimento, nossa pele fica muito fina por causa da perda de colágeno, assim como as paredes dos vasos sanguíneos.

Qual o CID da Síndrome de Raynaud? ›

Síndrome de Raynaud
CID-10I73.0
CID-9443.0
OMIM179600
DiseasesDB25933
17 more rows

Qual a doença que deixa as mãos geladas? ›

Doença arterial periférica (DAP)

Acontece quando uma placa de gordura adere às paredes das artérias, bloqueando o fluxo sanguíneo, causando a sensação de mãos e pés gelados. É mais comum em pessoas acima dos 50 anos, diabéticos e tabagistas.

Quais são as doenças que o reumatologista trata? ›

As principais doenças reumatológicas são a artrose (desgaste da cartilagem), a fibromialgia (dores pelo corpo), a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), a artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos) e as tendinites (inflamação dos tendões), entre outras.

Quem tem reumatismo sente muito frio? ›

Pessoas com doenças nas articulações, como artrite reumatoide e artrose, frequentemente sentem que a dor piora no frio. Não é impressão, a queda da temperatura de fato pode intensificar a dor. Entretanto, esse efeito nada tem a ver com desencadeamento nem com agravamento da doença, pois não é a articulação que dói.

Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações? ›

O médico também pode solicitar exames de laboratório. Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.

Qual o nome do exame de sangue que detecta reumatismo? ›

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Que tipo de exame de sangue detecta reumatismo? ›

Como confirmar o diagnóstico

Não existe um único exame que permita diagnosticar definitivamente o reumatismo no sangue e, por isso, o médico, além de avaliar os sintomas, pode pedir vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, como o hemograma, VHS e o ASLO, por exemplo.

O que é síndrome de Thunder? ›

Síndrome de Turner: características, sintomas e diagnóstico. Síndrome de Turner é uma condição que acomete apenas mulheres, ocorre quando um dos cromossomos X (que é um dos cromossomos sexuais) está parcialmente ou totalmente ausente.

O que é síndrome de Spinner? ›

O que é a Síndrome de Asperger? Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Síndrome de Asperger é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação e a interação social das pessoas. Além disso, muda a forma como a pessoa percebe o mundo e as outras pessoas ao redor.

O que é síndrome de Arlequim? ›

Ictiose arlequim é uma doença cutânea congênita grave, autossômica e rara, caracterizada por ressecamento excessivo da pele e hiperqueratose. A associação de ictiose com esclerose sistêmica foi descrita em apenas três crianças.

O que é fenômeno de Raynaud e como ocorre? ›

O fenômeno de Raynaud (FR) é uma resposta vascular exagerada à temperatura fria ou ao estresse emocional que cursa com alteração da cor da pele dos dedos de mãos e/ou pés. Considera-se que a vasoconstrição anormal das artérias digitais e das arteríolas cutâneas ocorra devido a um defeito local nas respostas vasculares.

Como acontece o fenômeno de Raynaud? ›

O fenômeno de Raynaud (FRy) caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio.

O que acontece quando os dedos ficam roxo de frio? ›

Ocorre devido ao exagero na resposta do organismo à temperatura fria. Os sintomas da Síndrome são ocasionados pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que tem como resultado a diminuição do fluxo sanguíneo para a pele. O arroxeamento é causado pela redução da oxigenação nas pequenas veias e artérias.

Videos

1. A Dra. Ana Tereza explica: o que é a doença de Raynaud?
(Dr. Ana Tereza)
2. Fenômeno de Raynaud
(Dra. Michelle Alencar)
3. Você sabe o que é Síndrome de Raynaud ?
(Angioclínica Leblon)
4. TENHO SÍNDROME DE RAYNAUD - MEU RELATO
(Nosso Recanto | Carla Ermlich)
5. ENFERMEDAD DE RAYNAUD CAUSAS SÍNTOMAS DATOS CLÍNICOS Y TRATAMIENTO
(Dr.Bernardo Velasco)
6. Fatores desencadeantes do fenômeno de Raynaud
(Dr. Caio Zanetti)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Aracelis Kilback

Last Updated: 03/05/2023

Views: 6650

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Aracelis Kilback

Birthday: 1994-11-22

Address: Apt. 895 30151 Green Plain, Lake Mariela, RI 98141

Phone: +5992291857476

Job: Legal Officer

Hobby: LARPing, role-playing games, Slacklining, Reading, Inline skating, Brazilian jiu-jitsu, Dance

Introduction: My name is Aracelis Kilback, I am a nice, gentle, agreeable, joyous, attractive, combative, gifted person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.