Fenômeno de Raynaud – Amato (2023)

O que é o fenômeno de Raynaud?

O fenômeno de Raynaud também é conhecido como doença ou síndrome de Raynaud, é uma condição onde os vasos sanguíneos dos dedos ou dedos dos pés mudam de cor. O fenômeno de Raynaud tem esse nome por causa de um médico francês chamado Doutor Maurice Raynaud, que foi o primeiro a descrever essa condição.

No fenômeno os dedos das mãos ou dos pés podem inicialmente ficar brancos e depois azulados, principalmente em temperaturas frias, ao reaquecer os dedos dos pés e das mãos voltam para cor vermelha. A condição é normalmente referida como primária ou secundária.

O Raynaud primário é quando ele não está associado a ela uma doença ou outra causa que explique essa situação.

O Raynaud secundário é quando ele ocorre devido ao outro problema médico que possa causar o espasmo dos vasos sanguíneos.

Quando os dedos dos pés e das mãos são expostos a temperaturas frias os vasos sanguíneos normalmente sofrem uma constrição (contração, espasmo), ficam estreitos com o intuito de conservar a temperatura do corpo. Esse processo é chamado de vasoconstrição. No caso do Raynaud essa vasoconstrição é muito exagerada e é chamada de vasoespasmo, porque ele diminui dramaticamente a quantidade de fluxo sanguíneo.

Durante a fase branca nenhum fluxo sanguíneo está chegando para os dedos, por causa dos espasmos nos vasos, consequentemente os pequenos vasos vão dilatar e são preenchidos com sangue que não são oxigenados tornando os dedos azuis. Finalmente a fase vermelha ocorre porque há o aumento dramático da quantidade de fluxo sanguíneo que ocorre após a resolução do espasmo e ao tomar a temperatura quente.Nem todo mundo com um fenômeno de Raynaud presencia essas três fases de mudanças de cor.

(Video) Fenômeno de Raynaud: Dr. Salvador Amato

Quem tem risco de ter o fenômeno de Raynaud? O que causa o Raynaud?

O Raynaud é muito frequente em mulheres jovens. No geral as mulheres são afetadas 5 vezes mais do que homens e normalmente ocorre antes dos 30 anos de idade. A causa exata primária do fenômeno de Raynaud não é conhecido, ou seja, é idiopático.

A tabela 1 lista várias causas de Raynaud secundária, por exemplo, o Raynaud é muito frequente em pacientes com esclerodermia e também é visto em pacientes como lúpus sistêmico eritematoso, artrite reumatoide e outra doença autoimune ou reumatológica. Algumas medicações também podem causar o Raynaud secundário. O Raynaud secundário deve ser suspeito, se eu correr mais tardiamente na vida, principalmente em homens ou se os sintomas ocorrem somente em uma mão ou um pé.

LEIA TAMBÉM: Ponte de safena
(Video) A importância de tratar o fenômeno de Raynaud
LEIA TAMBÉM: Entenda como a vitamina D auxilia a imunidade
Causa Exemplo
reumatológica esclerodermia
doença arterial doença arterial periférica e tromboangeíte obliterante
doenças neurológicas e relacionadas síndrome do túnel do carpo, AVC e desfiladeiro torácico
doenças do sangue crioglobulinemia e mieloma múltiplo
trauma uso de ferramentas que vibram, frostbite
doenças endócrinas Hipotireoidismo
medicações bloqueadores anfetaminas nas narcóticos, alguns quimioterápicos, estrogênio e clonidina

Tabela 1 – Algumas causas de Raynaud secundário

Quais são os sinais e sintomas do Raynaud?

Um episódio típico de Raynaud começa com o aparecimento súbito de dedos frios e com a mudança de cor, os sintomas normalmente são provocados pela exposição a temperaturas mais frias ou estresse emocional, segurar um copo com um drink gelado ou pegar alguma comida congelada na geladeira, ou caminhar numa temperatura baixa ou no supermercado próximo das geladeiras abertas podem desencadear um episódio. Quando os dedos ficam brancos ou azuis, os sintomas podem incluir dor, desconforto, uma diminuição da sensibilidade, um formigamento, sensação de várias punções por agulhas ou uma sensação de frio muito intenso nos dedos. Na fase vermelha, pode sentir uma pulsação.

No Raynaud primário, os sintomas normalmente ocorrem inicialmente nos dedos e podem envolver apenas um ou dois dedos, depois pode aparecer em outros dedos, os dedões normalmente são poupados no fenômeno de Raynaud primário. Quase 40% das pessoas com Raynaud vão apresentar sintomas nos pés. No consultório médico o paciente pode aparecer completamente normal entre os episódios, embora você possa estar sentindo os dedos frios, a pulsatilidade pode estar normal. Em um pequeno número de pessoas com um fenômeno de Raynaud primário, a pele pode estar um pouquinho espessada, mas feridas normalmente não ocorrem. No Raynaud secundário na pele pode estar anormal com áreas doloridas, cicatrizes ao mesmo gangrena dos dedos em casos raros, a frequência gravidade dos sintomas, podem ser muito piores nos pacientes com o fenômeno de Raynaud secundário.

LEIA TAMBÉM: Entenda como a vitamina D auxilia a imunidade
LEIA TAMBÉM: Como fazer a dieta do Mediterrâneo

Como fenômeno de Raynaud é diagnosticado?

(Video) Fenômeno de Raynaud

O fenômeno de Raynaud primário normalmente é diagnosticado com os sintomas. Os testes feitos em laboratório vascular, como ultrassom para medir o fluxo sanguíneo podem ser feitos, mas normalmente não são necessários, a não ser que tenha algum outro problema arterial, como uma doença arterial obstrutiva periférica ou pelo menos uma suspeita. Um teste chamado de microscopia capilar subungueal, mostra os pequenos vasos abaixo da unha sobre a visão microscópica, dependendo da situação testes sanguíneos podem ser solicitados para determinar se o fenômeno de Raynaud é primário ou secundário.

Um teste muito frequente de sangue, é o teste do anticorpo antinuclear. No Raynaud primário o anticorpo anti-nuclear é negativo ou normal entretanto ter um teste de anticorpo anti-nuclear positivo ou anormal, não necessariamente significa que existe uma doença reumatológica ou autoimune. Outros testes sanguíneos podem incluir a taxa de sedimentação de eritrócitos ou a proteína C reativa se houver suspeita de inflamação. Outros testes sanguíneos podem ser citados de acordo com sintomas de cada indivíduo.

Quais são os riscos do fenômeno de Raynaud?

O prognóstico para o Raynaud primário é excelente, além da chateação dos sintomas, não existem graves riscos na saúde no fenômeno de Raynaud primário, sendo as mudanças na pele e nos dedos bem raras.

Já no caso do Raynaud secundário, o risco de problemas de pele é maior, existe sempre o risco da doença que está causando o fenômeno de Raynaud.

Em alguns casos o paciente pode pensar que tem Raynaud primário, mas depois de alguns anos aparece uma doença autoimune.

Como o Raynaud é tratado?

Evitar a exposição a temperaturas frias é o mais importante aspecto do tratamento de Raynaud. O corpo inteiro deve ser mantido quente. Se uma causa secundária é encontrada, o tratamento deve ser direcionado a causa, por exemplo, se o Raynaud corre por uma medicação, deve-se parar a medicação, com acompanhamento médico, se possível para avaliar se os sintomas melhoram ou desaparecem. Se é encontrado uma causa na função tireoidiana, o tratamento com hormônio tiroideano pode ajudar. A tabela 2 lista várias maneiras de prevenir os episódios do fenômeno de Raynaud.

(Video) FENÔMENO DE RAYNAUD - Dr. Prof. Nelson Marques

LEIA TAMBÉM: Qual tratamento para o lipedema?
LEIA TAMBÉM: Como prevenir o Acidente Vascular Encefálico (Cerebral)?

Muitas pessoas com Raynaud não necessitam de medicação e conseguem controlar os seus sintomas usando roupas quentes, evitando o cigarro, limitando o uso de cafeína e reduzindo o estresse.

Em casos graves a classe de medicação mais comumente prescrita são os bloqueadores de canais de cálcio como o nifedipina, embora outros vasos dilatadores também podem ser prescritos.

Ficar quente e evitar exposição ao frio, usar luvas e meias quentes, usar um protetor para segurar copos e canecas, garrafas frias, vestir várias camadas para manter o corpo quente, incluindo chapéu.
evitar meias e sapatos muito apertados
evitar o uso de ferramentas vibratórias
tomar muito cuidado com a sua pele, usar cremes hidratantes para prevenir ressecar e machucar, inspecionar dedos regularmente para feridas
evitar fumar e exposição ao cigarro, a nicotina faz a contrição dos vasos
limitar o uso de cafeína, se isso piorar os seus sintomas, mudar para bebidas descafeinadas
revisar os medicamentos em uso, checar se alguma das medidas das medicações podem estar contribuindo para o Raynaud
reduzir o estresse
fazer exames físicos para reduzir o estresse, considerar yoga e meditação
uso de bloqueador de canal de cálcio ou outros medicamentos vasodilatadores indicado pelo médico no caso de sintomas graves

Tabela 2 – Prevenção e tratamento do fenômeno de Raynaud.

Resumo – O fenômeno de Raynaud é muito comum, principalmente entre as mulheres. Os sintomas incluem as mudanças de cor nos dedos dos pés e das mãos, desencadeado pela exposição ao frio. No fenômeno de Raynaud primário nenhuma causa é encontrada, mas em pacientes com fenômeno de Raynaud secundário, pode ser devido a outras doenças. O mais importante no tratamento do fenômeno de Raynaud é evitar a exposição ao frio. Várias mudanças de estilo de vida podem reduzir a frequência de episódios e o bloqueador de canal de cálcio pode ser usado, se os sintomas forem muito graves.

Autor:Prof. Dr. Alexandre Amato

Bibliografia: Ratchford, Elizabeth V, and Natalie S Evans. “Raynaud’s Phenomenon.” Vascular medicine (London, England) 20, no. 3 (2015): doi:10.1177/1358863X15579122.

(Video) Fatores desencadeantes do fenômeno de Raynaud

FAQs

O que é bom para Síndrome de Raynaud? ›

As pessoas podem controlar a síndrome de Raynaud leve protegendo a cabeça, tronco, braços e pernas do frio. Para aquelas pessoas que apresentam sintomas quando estão agitadas, sedativos leves ou biofeedback podem ajudar.

O que causa a doença de Raynaud? ›

O fenômeno de Raynaud é uma resposta vascular exagerada a estímulos como frio e estresse emocional, caracterizado por alterações marcantes de coloração da pele dos dedos, acredita-se que seja causado por vasoconstrição anormal de artérias digitais e de arteríolas cutâneas embora seu aparecimento possa ser multifatorial ...

Quais os riscos da síndrome de Raynaud? ›

O fenômeno de Raynaud secundário pode ser grave e causar úlceras nas pontas dos dedos, podendo levar até à perda dos tecidos da ponta dos dedos. Entretanto, isso é muito raro, e não ocorre nos casos primários.

Qual especialista devo procurar para diagnosticar a doença de Raynaud? ›

Você pode procurar um angiologista e/ou reumatologista.

O que fazer quando os dedos ficam roxos? ›

O tratamento depende da gravidade da Síndrome e tem como objetivo reduzir os sintomas e evitar novas ocorrências. Para prevenir, o paciente deve manter os pés e mãos aquecidos, além de evitar a água fria, ambientes com ar condicionado e estresse.

Como tratar síndrome de Raynaud na mama? ›

O tratamento inicial baseia-se em medidas não farmacológicas:
  1. Calor: compressas quentes após amamentar ou sempre que a mãe tem dor.
  2. Massagem nas mamas.
  3. Alongamento do músculo peitoral.
  4. Aquecer os mamilos.
  5. Evitar exposição ao frio e o consumo de cafeína e medicamentos vasoconstritores.
9 Feb 2021

Qual agente ambiental causa síndrome de Raynaud? ›

O fenômeno de Raynaud é uma condição em que se observa uma resposta exagerada ao frio. Esse fenômeno, descrito em 1862, explica uma série de alterações que ocorrem após a exposição a baixas temperaturas ou a uma situação de estresse.

O que fazer quando o dedo fica branco? ›

O frio é um fator chave no aparecimento e no agravamento da síndrome do dedo branco. Muito embora a vibração cause esta enfermidade, é o frio que muitas vezes precipita os sintomas. Manter as mãos aquecidas durante o trabalho pode manter à margem os efeitos adversos. Por isso, lembre-se: use sempre luvas!

Porque as pontas dos dedos ficam geladas? ›

As mãos e os pés podem ficar gelados se existir má circulação, uma vez que a má circulação é uma situação onde existe dificuldade do sangue passar pelas artérias ou veias. Além das mãos e pés gelados, podem aparecer outros sintomas como inchaço, sensação de formigamento e pele mais seca nas mãos e nos pés.

Quem tem síndrome de Raynaud pode fazer Criolipólise? ›

Contra-indicações da criolipólise:

Pessoas com intolerância ao frio (doença de Raynaud, urticária por frio intenso, crioglobulinemia, hipoproteinemia fibra de frio), insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave, diabetes não controlada, processo inflamatório agudo e gestantes.

Quem tem síndrome de Raynaud pode fazer cirurgia? ›

O objetivo do tratamento é portanto evitar o frio e, como eu disse que era relacionado ao estresse, tem que fazer uma ajuda psicológica ou psiquiátrica. Para o Fenômeno de Raynaud secundário, além desses tratamentos, nós muitas vezes necessitamos fazer uso de vasodilatadores e a cirurgia raramente pode acontecer.

Quem tem síndrome de Raynaud? ›

Síndrome de Raynaud é o vasoespasmo de partes da mão em resposta ao frio ou estresse emocional, acarretando desconforto reversível ou alterações da cor (palidez, cianose, eritema ou a combinação dessas alterações) em um ou mais dedos. Ocasionalmente, ocorre o comprometimento de outras partes acrais (p.

O que é fenômeno de Raynaud e quais a classificações? ›

O fenômeno de Raynaud (FR) é uma resposta vascular exagerada à temperatura fria ou ao estresse emocional que cursa com alteração da cor da pele dos dedos de mãos e/ou pés. Considera-se que a vasoconstrição anormal das artérias digitais e das arteríolas cutâneas ocorra devido a um defeito local nas respostas vasculares.

Qual o CID da Síndrome de Raynaud? ›

Síndrome de Raynaud
CID-10I73.0
CID-9443.0
OMIM179600
DiseasesDB25933
17 more rows

Quando a mancha roxa é preocupante? ›

As manchas roxas devem ser sempre sinal de alerta, porque podem caracterizar a primeira manifestação de problemas da coagulação do sangue, do fígado e da própria circulação. Além disso, o grande número de hematomas pode ocasionar fragilidade vascular.

O que é síndrome do dedo azul? ›

A síndrome do dedo azul (SDA) é uma desordem vascular, caracterizada pela presença de coloração azul ou violácea nas áreas distais de um ou mais dedos das mãos ou dos pés. É uma enfermidade dolorosa, que pode evoluir com ulceração, perda do tecido, infecções e gangrena, mas mantém os pulsos periféricos conservados.

O que é a esclerose sistêmica? ›

A esclerose sistêmica (ES) é uma doença heterogênea e rara do tecido conectivo, que afeta pele, vasos sanguíneos, coração, pulmões, rins, trato gastrointestinal e o sistema musculoesquelético1,2. É mais comum em mulheres, com diagnóstico em geral entre os 30 e 50 anos de idade3,4.

Quais medicamentos provocam lúpus? ›

Muitos fármacos já foram relacionados com a indução de lúpus eritematoso, nomeadamente a procainamida, hidralazina, terbinafina e inibidores da bomba de protões, embora este número tenha sido crescente, particularmente devido à utilização de agentes anti-TNFα no tratamento de doenças autoimunes.

O que falar na consulta com reumatologista? ›

O que acontece na consulta com o reumatologista? Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente pratica atividades físicas, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc.

Porque as juntas dos dedos ficam roxas? ›

Geralmente, as primeiras alterações se manifestam pelas alterações de temperatura (fenômeno de Raynaud). As mãos e os pés ficam muito frios, os dedos inchados, pálidos e arroxeados, porque os vasos sanguíneos se contraem.

Porque o dedo da mão fica branco? ›

Os dedos das suas mãos ou de seus pés costumam ficar brancos e até mesmo azulados, principalmente quando as temperaturas estão muito baixas? Esse é um sintoma comum do fenômeno Raynaud, uma condição causada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, que resulta na redução do fluxo sanguíneo para a pele.

Quem perde um dedo tem direito a indenização? ›

Operária que perdeu parte do dedo em acidente de trabalho será indenizada por danos moral e estético | Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região.

Quando perde a ponta do dedo? ›

Não há como recuperar a ponta do dedo perdido. Essa perda usualmente causa pouca limitação para uso da mão e, a maioria dos pacientes, leva vida normal. Opções de cirurgia como alongamento do dedo e transferência de artelho (dedo do pé) para a mão são indicadas quando se perde maior comprimento do dedo.

O que acontece se o dedo congelar? ›

O congelamento é mais provável nas partes que estão mais longe do centro do corpo e, portanto, têm menor fluxo sanguine, principalmente os pés, dedos, mãos, nariz e orelhas. A sensibilidade normal é alterada ou perdida, e as alterações de cor ocorrem nestes tecidos progressivamente, podendo chegar à necrose.

Quando só uma mão fica gelada? ›

Você pode ter uma deficiência de circulação neste membro, ou o que é mais frequente, um compressão no nervo deste braço, que pode dar a sensação de frialdade. Melhor procurar um Angiologista para avaliar sua circulação.

É normal ter a mão gelada? ›

Ter as mãos geladas geralmente não é sinal de doença ou problemas de saúde. Na grande maioria dos casos, as mãos frias são uma característica fisiológica da própria pessoa e não têm uma causa específica.

Como diagnosticar a síndrome de Raynaud? ›

O diagnóstico é feito clinicamente: os dedos tornam-se brancos (pálidos) e, depois, azuis pela desoxigenação e/ou vermelhos por reperfusão; a palidez é bem demarcada. Em geral, o tratamento farmacológico não é necessário para o FR primário.

O que é a lipocavitação? ›

Lipocavitação: como atua? Na lipocavitação, o combate à gordura é feito através de ondas emitidas por um aparelho de Ultrassom. Para isso, o terapeuta passa um manípulo na área a ser tratada, que emite ondas capazes de penetrar nas células de gordura. Dessa forma, elas explodem e são eliminadas pelo organismo.

O que é a crio frequência? ›

A criofrequência, também chamada apenas de Crio, é um método inovador para a redução de gordura localizada, para o tratamento de flacidez e celulite. Por se tratar de um recurso novo, o modo como a Criofrequência age no organismo ainda gera muitas dúvidas.

Qual a doença que deixa as mãos geladas? ›

Doença arterial periférica (DAP)

Acontece quando uma placa de gordura adere às paredes das artérias, bloqueando o fluxo sanguíneo, causando a sensação de mãos e pés gelados. É mais comum em pessoas acima dos 50 anos, diabéticos e tabagistas.

Qual o CID da síndrome de Raynaud? ›

Síndrome de Raynaud
CID-10I73.0
CID-9443.0
OMIM179600
DiseasesDB25933
17 more rows

Videos

1. Como ocorre o fenômeno de Raynaud?
(Dr. Caio Zanetti)
2. #DicasDeSaúde Inauguração do ambulatório de fenômeno de Raynaud
(Grupo Santa Casa BH)
3. TENHO SÍNDROME DE RAYNAUD - MEU RELATO
(Nosso Recanto | Carla Ermlich)
4. #Shorts Fenômeno de Raynaud: conheça os sintomas e características da condição
(Dr. Cézar A. C. Paiva Reumatologista)
5. Fenômeno de Raynaud (ou Síndrome de Raynaud): O que é?
(Dra. Marcella Mello Reumatologista)
6. Fenómeno de Raynaud
(Facultad de Medicina UNAM)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Jonah Leffler

Last Updated: 02/24/2023

Views: 6652

Rating: 4.4 / 5 (45 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Jonah Leffler

Birthday: 1997-10-27

Address: 8987 Kieth Ports, Luettgenland, CT 54657-9808

Phone: +2611128251586

Job: Mining Supervisor

Hobby: Worldbuilding, Electronics, Amateur radio, Skiing, Cycling, Jogging, Taxidermy

Introduction: My name is Jonah Leffler, I am a determined, faithful, outstanding, inexpensive, cheerful, determined, smiling person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.